TRABALHOS

VOTORANTIM CIMENTOS
ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Diário do Pará, um dos principais veículos de comunicação do Estado do Pará, produziu uma reportagem sobre o reaproveitamento do caroço de açaí. Produzida pela equipe da redação online do Diário, com assessoria da Oficina de Comunicação, a reportagem relata o desafio enfrentado pelo Pará para dar destinação adequada ao fruto que é fonte renda para várias famílias, mas que ao mesmo tempo provocava impactos ambientais e sanitários. Isso porque 80% do açaí, como caroço e semente, era descartado em aterros ou encostas de rios, o que gerava custos e poluição. Só na capital Belém os resíduos do açaí correspondem a 50% dos resíduos sólidos produzidos na cidade.

A produção do frutinho roxo, que conquistou paladares no Brasil e no mundo, seguia um processo tradicional, até que a Votorantim Cimentos chegou com um projeto inovador e sustentável. Os produtores não sabiam, mas do lixo pode surgir uma nova fonte de renda. Antes passivo ambiental, o caroço do açaí passou a ser fonte de energia nos fornos e moinhas da fábrica de Primavera (PA). Ele passou a ser coprocessado, substituindo parte do coque de petróleo. Essa tecnologia traz benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Para a reportagem do Diário do Pará, a Oficina de Comunicação acompanhou repórter e fotógrafo, que visitaram a fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Belém. Na unidade, conferiram como funciona o coprocessamento de açaí e entrevistaram o gerente de fábrica, que explicou o processo e relatou os benefícios proporcionados pela iniciativa ao meio ambiente e também aos pequenos produtores de açaí, por meio da geração extra de fonte de renda com a aquisição de um resíduo que até então era descartado de forma irregular.

Foram entrevistados ainda pesquisadores e representantes de órgãos públicos. A reportagem, que também foi veiculada no canal do Diário do Pará no YouTube, rendeu à equipe do veículo online o Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Confira a matéria:

https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-555119-do-concreto-a-biomassa---o-reaproveitamento-do-caroco-do-acai.html

https://www.youtube.com/watch?v=w3PXp9WMPN4&feature=emb_title

https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-562207-reportagem-do-dol-e-vencedora-do-premio-fiepa-de-jornalismo-2018.html?v=20

 

1/1

Siga a gente:

Todos os direitos reservados.