Assessoria de comunicação ou consultoria de comunicação: o que você faz na prática?


A comunicação empresarial é uma área muito abrangente e está diretamente atrelada à forma de gestão de cada empresa. Permite que o profissional de comunicação atue de diferentes formas, tanto como colaborador quanto como prestador de serviços. Tem sido, ao longo dos anos, inclusive, uma grande oportunidade para jornalistas e relações públicas que buscam colocação no mercado e crescimento profissional.


Mas se você está nessa área, ou pretende investir nela, fique atento para duas possibilidades de atuação que parecem ser a mesma coisa, mas na verdade são bem distintas. Trata-se da consultoria e da assessoria de comunicação. Nesse artigo, vamos apresentar algumas diferenças fundamentais entre as duas e como funcionam na prática. Confira!


O que é assessoria de comunicação


Parece óbvio, mas não custa explicar: assessoria de comunicação é o auxílio de profissional em uma área específica do conhecimento. Sua finalidade é prestar ajuda técnica ao assessorado, desde a elaboração de um projeto ou atividade até a realização da ação. Isso quer dizer que o assessor coloca a mão na massa e atua operacionalmente no problema, tanto na sua identificação quanto na implementação da solução.

Por exemplo, podemos apontar a atuação do assessor na comunicação com clientes de uma empresa. É o assessor que primeiramente estuda o público-alvo, cadastra e gera matrizes de stakeholders, faz pesquisas de opinião e, por fim, o planejamento de ações para levar aos clientes informações estratégicas da empresa que atendam sua expectativas deles e contribuam para fechar negócios. Claro que o trabalho também inclui produção de conteúdo. Entre as principais vantagens da contratação de uma assessoria de comunicação está:

· Prestação de serviço especializado;

· Precisão na atuação em uma área específica;

· Atualização frequente de práticas;

· Acompanhamento em tempo real das demandas do assessorado;

· Redução dos custos com criação de setor para cuidar de atividades que não são a atividade fim da empresa;

· Redução das falhas por falta de conhecimento técnico e teórico dos responsáveis por exercer atividades de comunicação, sem a orientação profissional.


O que é consultoria de comunicação


Já a consultoria de comunicação é um serviço que tem como objetivo aconselhar o assessorado em relação às práticas que podem ser aplicadas para identificar e resolver problemas de comunicação e melhorar os resultados do negócio.


O trabalho do consultor de comunicação é mostrar o caminho e apontar soluções de melhorias. Evidentemente, ele tem acesso e averigua todas as atividades da empresa, mas não atua de forma prática nas tarefas empresariais. Comumente, a consultoria de comunicação engloba análises de cenários e elaboração de relatórios, palestras, treinamentos e outras funções teóricas.


Veja os benefícios que uma empresa pode ter contratando um consultor de comunicação:

· Passa a contar com mais conhecimento para o negócio;

· Tem mais segurança para implementar mudanças e alcançar objetivos específicos;

· Recebe análises de acordo com critérios específicos e experiências, trazendo para a empresa uma visão atualizada da comunicação empresarial;

· Aprimoramento do desempenho da comunicação na empresa;

· Suporte para tomadas de decisões por meio de conhecimentos relevantes;

· Agilidade para identificar problemas e sugestões para solucioná-los;

· Indicação de medidas com foco em resultados.


Qual é a diferença entre a consultoria e assessoria de comunicação?


A grande razão do mercado – clientes e profissionais – acabar misturando os serviços e o pior, adotando ou comprando gato por lebre, é a dificuldade de reconhecer limites entre teoria e prática.


A principal diferença entre a consultoria e assessoria de comunicação é que a partir de sua expertise e experiência, o consultor identifica problemas e aponta as soluções, mas não realiza, efetivamente, a sua execução. Já na assessoria, o profissional trabalha efetivamente na execução de atividades para solucionar os problemas identificados.


Na prática, a consultoria está diretamente ligada aos aspectos teóricos, éticos, legais e às boas práticas, mas que necessariamente podem, no final, não assegurar o resultado prático, que dependem de muitos outros fatores. Já a assessoria representa melhor essa prática.


Na Oficina de Comunicação os serviços de consultoria e assessoria de comunicação podem ser prestados separadamente ou combinados. O mais importante para definir qual serviço deve ser prestado é conhecer o planejamento estratégico da empresa. Assim, é possível avaliar a realidade empresarial e as necessidades do negócio. Nossos consultores têm como principal característica experiências práticas e um amplo networking que permite constante atualização de cenários. Afinal, empresas são organismos vivos.


Por Sirlene Milhomem, jornalista, especialista em comunicação empresarial e diretora da Oficina de Comunicação

13 visualizações

Siga a gente:

Todos os direitos reservados.