Três passos para criar reputação para sua empresa


Primeiro, vamos definir reputação. É o valor intangível que as pessoas dão para sua empresa quando falam dela. É como as pessoas (e clientes) percebem a sua empresa. O problema é que a reputação pode ser negativa. Diante dessa possibilidade, é preciso atitude. Vamos então às três regras básicas para que a reputação da sua empresa seja positiva: 1 - Cumpra leis, normas e regras - conheça a regulamentação do seu ramo de negócio, e não se esqueça das boas práticas do mundo corporativo, inclusive as de sustentabilidade. Faça o planejamento estratégico da sua empresa com base nessas premissas. 2 - Faça (e cumpra) o seu próprio código de conduta. Uma empresa que não diz o que é, como funciona, inclusive como atuam seus profissionais, qual é sua missão, seus valores e sua visão de futuro e o que gera para a sociedade, corre risco de ser percebida por um ponto de vista indesejável. Pior que isso é que, sem esse norte, o colaborador pode virar, por ignorância, seu pior inimigo. Muitas vezes, por desconhecer, trabalha contra seus propósitos. 3 - Comunique o que sua empresa é e não o que você gostaria que ela fosse. Lembre-se: a Comunicação Corporativa é uma ferramenta para relacionamento da empresa com seus stakeholders no âmbito do seus propósitos. Dizer uma coisa e fazer outra acaba com sua reputação. Tenha atenção com os conteúdos propagados nos canais empresariais. Imagem distorcida é sentença de morte para uma empresa.



Por Sirlene Milhomem, jornalista, especialista em comunicação empresarial e diretora da Oficina de Comunicação

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